Microsoft celebra 35 anos no Brasil e destaca iniciativas para capacitao profissional em tecnologia

Microsoft celebra 35 anos no Brasil e destaca iniciativas para capacitao profissional em tecnologia

A Microsoft está celebrando seu 35º aniversário no Brasil. A empresa, que inaugurou suas operações no mercado nacional em 1989, aproveita a ocasião para comentar sobre seu compromisso em apoiar o desenvolvimento e inclusão tecnológica do país, com programas que já atingiram milhões de pessoas.

O Microsoft Mais Brasil, lançado em 2020, é um programa que busca favorecer o crescimento econômico inclusivo no país ao capacitar pessoas frente à era da tecnologia, e para isso, ampliar a confiança na população no setor. A iniciativa é um dos pilares da atuação de impacto da gigante estadunidense no Brasil.

Nos últimos quatro anos, o programa ministrou cursos gratuitos para capacitação profissional em tecnologia — desde a alfabetização digital até a aplicação de conceitos mais avançados, como a computação em nuvem e a Inteligência Artificial — que atingiram cerca de 12,5 milhões de pessoas e capacitaram mais de 6,8 mil professores.

De acordo com a empresa, mais de 245 mil pessoas foram inseridas no mercado de trabalho em até 6 meses após a conclusão desses cursos do Microsoft Mais Brasil.

A capacitação profissional promovida pelos cursos gratuitos são uma forma de atender à demanda do mercado. Um estudo divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) em 2021 indica que o Brasil precisará de 797 mil novos profissionais em Tecnologia até 2025.

Além do apoio ao desenvolvimento profissional, a Microsoft também destaca sua participação no empreendedorismo brasileiro com programas como o Microsoft for Startups Founders Hub, que fornece créditos gratuitos para serviços de inteligência artificial, ferramentas e orientações para fundadores de startups.

Outro programa de destaque é o Microsoft Entrepreneurship for Positive Impact, que se alinha aos projetos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Em parceria com Sebrae Nacional e M8 Partners, a companhia também fundou o Women Entrepreneurship, um programa que tem o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino no país.

A Microsoft destaca ainda seus programas voltados à diversidade e inclusão no Brasil, como o Black Women in Tech, um programa de capacitação com foco na formação de mulheres negras para o mercado tecnológico, e o #GirlsPower, que capacita mulheres em fundamentos de programação do tipo low code e no code.

Ainda, são evidenciados os pilares de atuação da Microsoft no Brasil: WAM (Women at Microsoft), que foca na inclusão feminina na empresa; BAM (Blacks at Microsoft), que foca na inclusão de pessoas negras; GLEAM (Global LGBTQIA+ Employees and Allies at Microsoft), para a inclusão de pessoas da comunidade LGBTQIA+; e Acessibilidade.

A empresa também realiza projetos em parceria com a Recode e a Associação Terra Indígena Xingu (Atix), localizada no Mato Grosso. A ação visa levar acesso à tecnologia e oferecer autonomia a povos indígenas habitantes do Xingu.

Finalmente, a empresa destaca suas práticas sustentáveis para garantir uma operação com baixo impacto no meio ambiente. Cabe lembrar que a Microsoft divulgou uma meta para se tornar negativa em carbono até 2030 e compensar todo seu histórico de emissões da desde sua fundação em 1975 até o ano de 2050.

Para isso, no Brasil, a companhia firmou um acordo com a AES Brasil para o fornecimento energia renovável pelo prazo de 15 anos. A iniciativa terá início em julho de 2024. Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, mostra entusiasmo quanto ao futuro da atuação e impacto da companhia no país.

“Vislumbramos um cenário cada vez mais promissor e transformador para o Brasil, especialmente com a aceleração da adoção da IA […], tecnologia fundamental para buscarmos respostas aos desafios mais complexos da nossa sociedade, além de contribuir para o crescimento dos negócios e a aceleração da transformação digital localmente”, disse.

FONTE: TUDO CELULAR

Total
0
Shares
VEJA TAMBÉM